quinta-feira, 21 de julho de 2011

Professora Santelma também se pronuncia.

 

Civilização X Barbárie

Lendo o blog do Exmo. Sr. Prefeito de Janduís Dr. Salomão Gurgel me deparei com a seguinte postagem: COMO FAZER UMA DISCUSSÃO CIVILIZADA EM JANDUÍS? Que vocês podem ler aqui http://www.blogdosalomaogurgel.blogspot.com/

E me vem a cabeça a pergunta: Será que o senhor Prefeito mais uma vez está subestimando a capacidade intelectual de discussão "daqueles que hoje querem discutir coisas boas para a sociedade em que estão inseridos (Janduís)" e será que mais uma vez ele crê que não passa de um "ensaio" dos mesmos. Pois na leitura do post do Sr. Prefeito ele diz "Quero conversar com quem posso aprender e, do diálogo, fazermos conclusões que contribuam para o desenvolvimento sustentável da qualidade de vida do povo de Janduis"

Sr. Prefeito nas minhas leituras seja de que texto for, aprendi a interpretar as palavras e o contextos em que as mesmas estão inseridas, bem como não distorcê-las, como assim o Sr. diz em seu texto. Creio que o seu texto não se refere somente a mim, mas como tenho um ótimo poder de interpretação e fazendo parte das discussões anteriores me coloco no direito de responder. Se o Senhor tem dúvidas de que os jovens que hoje tecem discussões com você e sua administração através de ferramentas digitais - e pode ter certeza que posso aqui falar por alguns amigos - temos SIM competência para entrar em discussão com qualquer pessoa que seja a respeito de assuntos como DEMOCRACIA, POLÍTICA, SOCIEDADE, EDUCAÇÃO, DITADURA e etc. pois ao contrário do que o senhor vem mostrando pensar, somos pessoas instruídas e fora da linha de ignorância que o senhor tenta mostrar em sua postagem. Tenho convicção de que os jovens que você se refere têm total discernimento para manter um diálogo CIVILIZADO e que dele pode sair SUGESTÕES bem melhores para a sociedade janduiense do que as que vem sendo realizadas por sua administração ultimamente. E esses jovens além de civilizados não fazem discussões para balizar ódios e paixões, são jovens que querem sim o bem estar da sua sociedade, diferentemente do que vem ocorrendo com muitas pessoas que fazem parte de seu governo, e realmente pessoas que fazem isso (que não são esses jovens) não fazem História, apenas a tornam mais FEIA como está sendo a história de Janduís agora, ou seja, a história da vida das pessoas que aqui vivem.

Quando estudamos Antropologia nas Universidades aprendemos o conceito em que a palavra CIVILIZAÇÃO é aplicada, principalmente na época da Colonização onde os "civilizados" europeus segregavam e exploravam os "bárbaros" (pessoas das terras em que os europeus queria explorar). Usando esse conceito de civilização versus barbárie conseguiram riquezas, poder, reinados, impérios enquanto os povos tidos como bárbaros foram sendo aniquilados e/ou empobrecidos pouco a pouco.

Fazendo uma analogia: Será que os "jovens não civilizados" daqui são de fatos bárbaros? Se são bárbaros, estarão esses revoltados com a instalação de um império explorador? Será que todos do império são de fato "civilizados"?

Nenhum comentário:

Postar um comentário